Registro SIP perdendo com muita frequência

Boa tarde!

Sou novo no fórum e novo no uso de telefones da Grandstream.

Estou com um problema estressante, que nem mesmo a fornecedora de serviços conseguiu nos dar uma solução definitiva.

Meu cenário é o seguinte:
Na Matriz da empresa, temos uma “Central Telefônica Leucotron Telecom ISION IP 1600” , com telefones analógicos e telefones IPs (Grandstream GXP1615) ligados a ela, na própria matriz.

Na filial da empresa, temos 9 telefones IPs. Esse telefones se comunicam com a central através de um VPN feita entre o Mikrotik da Filial com o Mikrotik da Matriz.

Na prática os telefones funcionam. Inclusive, consigo ligar de um telefone que fica na Filial, para um telefone que fica na Matriz diretamente por ramal.

Mas, por três vezes ja aconteceu de após uma queda da VPN (e retorno rápido) ou após uma reinicialização necessária em um dos Mikrotiks, os telefones da Filial simplesmente perdem o Registro SIP com a central que fica na Matriz. Mesmo que eu reinicie os telefones, o registro não volta ao normal.

O mais curioso de tudo é que se eu alterar o IP local dos telefones da Filial, o Registro SIP volta a funcionar. Mas se eu voltar este mesmo telefone para o IP anterior, o registro some novamente. Ou seja, se eu coloco um IP que nunca foi usado, o telefone funciona. Mas, se eu colocar o IP usado anteriormente (que agora teoricamente está livre), o telefone não funciona.

Detalhe: Todos os IPs estão reservados com o endereço MAC de cada telefone em nosso servidor de DHCP. Não ha a possibilidade de haver conflito de IPs na rede local.

É a terceira vez que isso acontece. Se eu configurar qualquer um dos IPs já usados antes e que agora estão livres, o registro SIP não funciona.

Muito obrigado!

Hi,