Registro SIP perdendo com muita frequência

Boa tarde!

Sou novo no fórum e novo no uso de telefones da Grandstream.

Estou com um problema estressante, que nem mesmo a fornecedora de serviços conseguiu nos dar uma solução definitiva.

Meu cenário é o seguinte:
Na Matriz da empresa, temos uma “Central Telefônica Leucotron Telecom ISION IP 1600” , com telefones analógicos e telefones IPs (Grandstream GXP1615) ligados a ela, na própria matriz.

Na filial da empresa, temos 9 telefones IPs. Esse telefones se comunicam com a central através de um VPN feita entre o Mikrotik da Filial com o Mikrotik da Matriz.

Na prática os telefones funcionam. Inclusive, consigo ligar de um telefone que fica na Filial, para um telefone que fica na Matriz diretamente por ramal.

Mas, por três vezes ja aconteceu de após uma queda da VPN (e retorno rápido) ou após uma reinicialização necessária em um dos Mikrotiks, os telefones da Filial simplesmente perdem o Registro SIP com a central que fica na Matriz. Mesmo que eu reinicie os telefones, o registro não volta ao normal.

O mais curioso de tudo é que se eu alterar o IP local dos telefones da Filial, o Registro SIP volta a funcionar. Mas se eu voltar este mesmo telefone para o IP anterior, o registro some novamente. Ou seja, se eu coloco um IP que nunca foi usado, o telefone funciona. Mas, se eu colocar o IP usado anteriormente (que agora teoricamente está livre), o telefone não funciona.

Detalhe: Todos os IPs estão reservados com o endereço MAC de cada telefone em nosso servidor de DHCP. Não ha a possibilidade de haver conflito de IPs na rede local.

É a terceira vez que isso acontece. Se eu configurar qualquer um dos IPs já usados antes e que agora estão livres, o registro SIP não funciona.

Muito obrigado!

Hi,

I don’t speak Portuguese, so I will answer in english and spanish. I think what happens is that, by default, the “registration expitarion” parameter is set to 60 minutes, so if the phone registers and immediately the VPN drops, the phone won’t retry tore connect for the next 60 minutes (it thinks it’s registered!). What I would do is set “Register Expiration” and “Subscribe Expiration” to 2 or 3 minutes (Accounts -> Account X -> SIP Settings -> Basic Settings -> 4th and 5th parameters). That way, the phone will try to reach the main server every 2 minutes, and if the connection is down, it will retry in less than that. Hope it solves your problem.

Regards

Hola,

Te respondo también en español por si te es de ayuda. Lo que creo que te está sucediendo es que cuando la VPN cae el teléfono, al tener una expiración por defecto de 60 minutos, no reintenta la conexión a la centralita durante ese tiempo, por lo que no se da cuenta de que la conexión se ha perdido hasta pasada casi una hora. Prueba a rebajar el tiempo de expiración a 2 o 3 minutos (cuentas -> cuenta X -> configuración SIP -> Configuración básica -> “vencimiento de registro” y “expiración de suscripción”). De esta manera, el teléfono mandará un “register” cada 2/3 minutos y si la conexión se cae, en menos de ese tiempo él sólo volverá a solicitar un register, reintentando la conexión en caso de que esta esté caida. Espero que te sea de ayuda.

Un saludo.

não me parece um problema de expiração. Se a VPN estiver ativa e você reiniciar os telefones, o telefone deverá ter se registrado novamente, independentemente da validade.

Receio que você precise capturar pacotes no telefone e no PBX. Você precisa ver as mensagens e, se estiver sendo visualizada no PBX, que mensagem, se houver, o PBX está enviando de volta para o telefone. É realmente estranho que o PABX aceite o telefone com base em uma alteração de IP, então suponho que seja possível que o PABX tenha colocado na lista negra os telefones e eles precisem ser removidos da lista. Além disso, como não estou familiarizado com o PBX, presumo que você tenha entrado na LAN remota na lista local do PBX para que ele saiba se comunicar com os dispositivos como se eles fossem uma LAN única.

Caros amigos, obrigado pela ajuda.

Tentarei as alternativas indicadas e darei um retorno posteriormente.

Abraços.